Cupins aparecem mais na primavera

Já sabemos que os cupins são umas das piores pragas urbanas da atualidade. Mas você sabia que eles aumentam consideravelmente na primavera? Como se alimentam de celulosa, se alojam em móveis de madeira e se proliferam rapidamente.

A primavera é uma época propícia, devido ao calor e umidade do ar. Geralmente aparecem fim de tarde e à noite, de revoada, atraídos por fontes de luz. Essa época é ideal para que eles produzam filhotes com asas e construam novas colônias.

Os cupins adoram nossas casas pois o ambiente é protegido de predadores naturais e tem alimentos, como madeira e papel, além de couro e lã. Quando entram as revoadas, buscam locais como pequenos orifícios em peças de madeira para se abrigar e se reproduzir.

No Brasil, as espécies mais comuns são o Cryptotermes brevis, mais comum em madeira seca, e o Coptotermes havilandi, cupim subterrâneo.

A prevenção pode ajudar, porém ao perceber aquele pó desagradável embaixo dos móveis, somente a descupinização é capaz de extingui-los e dependendo do estado do móvel, trocá-lo.

 

Leia também: Conheça os perigos das Pragas Urbanas.

Trombim Saúde Ambiental

Open