Como identificar uma infestação por ratos

Se você desconfia que tem ratos rondando sua casa, saiba que eles deixam alguns sinais que podem identificar a presença deles. Como tem hábitos noturnos, dificilmente encontramos os ratos durante o dia. Eles podem contaminar sua comida e ainda transmitir doenças. Se há suspeita, fique atento a um destes sinais:

Fezes: são escuras e em forma cilíndrica, entre 3 e 6 milímetros. São encontradas em armários ou parte de baixo de móveis.

Cheiro e barulho: caso haja reprodução, você vai ouvir alguns ruídos durante a noite. Além disso, os ratos costumam urinar deixando cheiro forte.

Rastros: como procuram por comida, os ratos costumam passar sempre pelo mesmo caminho, deixando rastros de sujeira. É possível ainda que deixem manchas em móveis.

Marcas de roedura: eles roem madeira e concreto para afiar os dentes. Geralmente os indícios podem ser vistos em caixas de papel, tecidos, fiações elétricas, rodapés ou alimentos.

O que fazer? Alimentos devem ser descartados imediatamente. Se encontrar algum animal já sem vida, jamais pegue com as mãos, use luvas e até máscara se possível. E casos de infestação, o mais indicado é chamar uma empresa especializada. Só ela vai saber quais as medidas corretas e com a segurança ambiental que esse tipo de trabalho necessita.

Leia também: Você não vai acreditar no que formigas e mosquitos são capazes.

Trombim Saúde Ambiental

Open