Os 3 principais ratos urbanos que vivem pertinho de você

Existem diversas espécies de ratos no mundo, e esses animais podem transmitir cerca de 50 doenças ao homem e aos animais domésticos, por isso, são consideradas pragas altamente perigosas.

Separamos as 3 espécies principais que vivem pertinho de vocês, em centros urbanos. Confira:

Ratazanas (Rattus norvegicus): Também é conhecido como rato castanho, rato comum e rato de esgoto. O corpo de uma ratazana adulta pode chegar a 25 cm de comprimento e pesar 600 gramas. Possui pelos ásperos, orelhas pequenas, patas com membranas interdigitais, cauda grossa que pode medir até 21 cm. Ela vive cerca de 2 anos e seu ciclo de desenvolvimento é de 60 a 90 dias. A gravidez da fêmea pode durar até 24 dias com até 12 ninhadas por ano. Cada ninhada gera até 12 crias. Vive em colônias, em tocas ou galerias no subsolo e pode predominar sobre outras espécies, já que possui porte maior e agressividade. Encontrada de maneira frequente perto de rios, terrenos baldios, jardins abandonados e em depósitos de lixo.

Rato de Telhado (Rattus rattus): O rato de telhado, também é conhecido como rato preto e rato de forro. O adulto possui até 21 cm de comprimento, pesando até 300 gramas. Possui pelo fino, cor cinza ou preta, orelha grande, patas com membranas interdigitais, cauda fina que pode medir até 25 cm. O rato de telhado vive em média 1 ano e meio. Seu ciclo de desenvolvimento é de 60 a 75 dias. A gestação da espécie dura até 22 dias, com 8 ninhadas por ano e até 12 crias. Anda sempre em grupo e seus ninhos são encontrados em sótãos, forros, arbustos, frestas, depósito e locais similares.

Camundongo (Mus musculus): O camundongo, é conhecido como rato doméstico e rato caseiro. É uma espécie que se adaptou bem aos centros urbanos. O adulto possui em torno de 8 cm de comprimento e seu peso é em média 19 gramas. Suas características são: pelos macios, cor branca ou cinza, orelhas grandes, cauda sem pelos e longa. O camundongo vive em média 1 ano e seu ciclo de desenvolvimento médio é de 50 dias. A gestação dura em torno de 22 dias com 6 ninhadas e até 8 filhotes.

Leia também: 4 dicas essenciais para manter os ratos longe da sua casa.

Trombim Saúde Ambiental

Open