Por que no verão os insetos aparecem mais?

Quando chega a estação mais quente do ano todo mundo se anima para curtir os dias de calor e diversão e aproveitar os dias mais longos ao ar livre. No entanto, junto com a animação surge a preocupação com as picadas de insetos e a proteção principalmente com relação as crianças. Mas afinal, por que os insetos aparecem mais no verão?

  • Metabolismo

O metabolismo dos insetos funciona melhor no verão, o que acaba dando mais disposição, com isso eles voam mais e durante mais tempo.

 

  • Sincronia com as plantas

Segundo os biólogos os insetos vivem em sincronia com as plantas, por se alimentarem do néctar que elas produzem. No verão as flores desabrocham e por isso os insetos ficam mais agitados e com mais vitalidade.

 

  • Ausência de chuvas

Os longos períodos sem chuvas deixam o caminho livre para os insetos voarem. E, por preferirem ambientes, na maioria das vezes úmidos, eles se concentram em maior números nas beiras de rios, lagos e semelhantes.

 

  • Reprodução

Grande parte das espécies de insetos se reproduzem e passam pela fase de ovulação e larvas durante o inverno, o que garante um maior número de insetos adultos durante o verão.

 

Leia também: 3 curiosidades sobre os cupins

Trombim Saúde Ambiental

Open