Está muito quente? É hora de se preocupar com os cupins!

Os dias quentes são os mais propícios para aparições e ataques de cupins, este clima favorece o desenvolvimento destes insetos. É importante ficar atento, pois eles são silenciosos e percebemos a sua presença somente quando o estrago já foi feito. Os cupins podem causar danos em estruturas, comprometer mobiliários e objetos.  

Agora uma pausa para uma curiosidade: sabe aqueles insetos que sobrevoam as luzes da  sua casa e que costumamos chamar de “Aleluia?” ou “Siriri”? Esses são os famosos cupins!  Em um determinando momento eles perdem as asas e se escondem no meio dos objetos  da casa.  

E para te ajudar a detectar a presença deles, trouxemos algumas dicas. Confira:  

Antes de mais nada, é preciso entender os tipos de cupins existentes. Há os arbóreos, que  só atacam árvores, os de madeira seca e os subterrâneos, conhecidos como “de parede”. 

A prevenção para os de parede é mais difícil de serem detectados. Já os de madeira se  denunciam facilmente quando deixam os famosos pózinhos – que nada mais é do que as  fezes deles.  

Mas, você deve estar se perguntando: “Como faço para prevenir meu espaço dessas  pragas?”. Vamos às respostas! 

  1. Mantenha os móveis afastados das paredes  
  2. Não acumule papéis  
  3. Periodicamente remova os objetos de armários e veja se há alguma rachadura  4. Cheque sempre os fundos de armários e áreas mais úmidas  
  4. Bata em alguns locais da madeira e verifique se a mesma não está oca 

Dica extra: caso encontre rastros de cupins, procure uma empresa especializada. Esses  tipos de empresas sabem como e quais ferramentas usar para eliminar de vez esses  insetos da sua casa!  

Trombim Saúde Ambiental

Open