Os dias quentes são os mais propícios para aparições e ataques de cupins, este clima favorece o desenvolvimento destes insetos. É importante ficar atento, pois eles são silenciosos e percebemos a sua presença somente quando o estrago já foi feito. Os cupins podem causar danos em estruturas, comprometer mobiliários e objetos.
Agora uma pausa para uma curiosidade: sabe aqueles insetos que sobrevoam as luzes da sua casa e que costumamos chamar de “Aleluia?” ou “Siriri”? Esses são os famosos cupins! Em um determinando momento eles perdem as asas e se escondem no meio dos objetos da casa.
E para te ajudar a detectar a presença deles, trouxemos algumas dicas. Confira:
Antes de mais nada, é preciso entender os tipos de cupins existentes. Há os arbóreos, que só atacam árvores, os de madeira seca e os subterrâneos, conhecidos como “de parede”.
A prevenção para os de parede é mais difícil de serem detectados. Já os de madeira se denunciam facilmente quando deixam os famosos pózinhos – que nada mais é do que as fezes deles.
Mas, você deve estar se perguntando: “Como faço para prevenir meu espaço dessas pragas?”. Vamos às respostas!
- Mantenha os móveis afastados das paredes
- Não acumule papéis
- Periodicamente remova os objetos de armários e veja se há alguma rachadura 4. Cheque sempre os fundos de armários e áreas mais úmidas
- Bata em alguns locais da madeira e verifique se a mesma não está oca
Dica extra: caso encontre rastros de cupins, procure uma empresa especializada. Esses tipos de empresas sabem como e quais ferramentas usar para eliminar de vez esses insetos da sua casa!